Receita de Pão de Queijo Fácil e Delicioso

Continua após a publicidade

Depois de muitas tentativas, conseguimos o pão de queijo perfeito.

Continua após a publicidade

Redondo e bem dourado, com a casquinha crocante e o miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo.

Continua após a publicidade

Você pode preparar e assar na hora, pode guardar o cozimento para mais tarde ou pode congelar o pão de queijo.

Depois, se quiser o pão de queijo quentinho, é só levar da geladeira para o forno pré-aquecido. Há uma explicação detalhada aqui na receita.

INGREDIENTES PÃO DE QUEIJO

  • 2 xícaras de polvilho azedo
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 ½ xícaras de queijo meia cura ralado
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara de água
  • ¼ xícara  de óleo
  • 1 colher de sal
  • óleo a gosto para untar as mãos

MODO DE PREPARO PÃO DE QUEIJO

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC (temperatura média). Separe duas assadeiras médias antiaderentes (unte com uma fina camada de óleo se forem antiaderentes).
  2. Coloque a água e o óleo em uma panela pequena (ou chaleira) e leve para ferver em fogo médio. Enquanto isso, misture a farinha e o sal em uma tigela grande – cuidado na hora de medir a farinha: por ser um ingrediente leve, encha a caneca com um saquinho até formar um montinho e depois nivele com uma faca, ou encha com um copo e torneira para assentar a poeira e reabastecer o que falta.
  3. Quando a mistura de água e óleo estiver fervendo, despeje um pouco de cada vez sobre a mistura de polvilho para chiar.
  4. Misture bem com uma colher de pau (ou espátula) até incorporar todo o líquido. Espere a massa esfriar. Mas espere: se estiver quente e você seguir a receita, ele vai cozinhar os ovos que serão adicionados e derreter o queijo ralado, assim o preparo vai correr bem.
  5. Adicione o queijo ralado e misture bem.
  6. Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e adicione à massa – se um estiver estragado, você não perderá a receita. Após cada adição, misture bem para incorporar totalmente cada ovo, de preferência com uma colher de pau. A massa não ficará lisa, não se assuste. A textura é um pouco mais rústica, com granulado e um pouco pegajosa. É importante que todos os ingredientes fiquem bem misturados sem que a parte líquida do ovo se separe da massa.
  7. Modelagem de pães de queijo: coloque um pouco de óleo em um prato para untar as mãos; Retire uma porção da massa com uma colher e abra-a no tamanho de uma bola de golfe. Se sua mão começar a ficar pegajosa, pare, lave as mãos e aplique novamente. Transfira o pão de queijo moldado para uma assadeira e repita com o restante, deixando espaço entre cada um – eles expandem conforme vão assando.
  8. Leve ao forno por cerca de 40 minutos até que cresça e fique  dourar. Retire do forno e sirva.

TAMANHO DO PÃO DE QUEIJO

Se preferir modelar pães de queijo menores, do tamanho de uma bola de pingue-pongue, fique atento ao tempo de forno. Os pães de queijo levam cerca de 30 minutos para fazer, e a receita dá mais (cerca de 30 unidades).

PODE CONGELAR O PÃO DE QUEIJO

Para congelar, leve as bandejas de bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem firmes, transfira-os para um saco. Assim os pães de queijo não irão grudar. Para assar pães de queijo congelados, pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média) e retire os pães de queijo direto do freezer para o forno. O pão de queijo congelado vai durar cerca de 3 meses.

Você também pode conferir nossas receitas através da nossa página no Facebook Receitas

E participar do nosso grupo no WhatsApp acompanhe a gente e veja essa e outras receitas deliciosas!

Continua após a publicidade

Deixe um comentário