Lombo de porco assado com abacaxi

Continua após a publicidade

Procurando uma deliciosa receita de lombo de porco para surpreender a família ou amigos em uma ocasião especial? Veja como esse lindo lombo com abacaxi e alecrim é perfeito para ocasiões festivais!

Continua após a publicidade

Esta receita de assado de porco com ananás é fácil de preparar, mesmo para quem nunca cozinhou carne de porco antes.

Continua após a publicidade

Para que a carne fique deliciosa e suculenta, compartilho com vocês duas dicas: deixe a carne marinar por algumas horas e tampe na panela antes de assar no forno. Não sabe como fazer? Não se preocupe porque abaixo compartilho com você o passo a passo com fotos e explicação detalhada!

Desta vez, servi o lombo com ananás caramelizado, porque prefiro este tipo de ananás a assá-lo apenas no forno. Se só de pensar já dá água na boca, confira agora mesmo toda essa receita de porco assado!

porco

Itens para fazer Lombo de porco assado com abacaxi:

Modo de Preparo Lombo de porco assado com abacaxi:

  1. Coloque o lombo na assadeira, unte a parte de cima. Faça alguns cortes na cintura e arrume dentro desses cortes o alecrim e os dentes de alho fatiados.
  2. Dica: colocando esses ingredientes dentro do lombo, você consegue fazer com que a carne absorva melhor o tempero!
  3. Escorra o abacaxi e despeje a calda nas laterais. Polvilhe com pimenta do reino a gosto, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas ou de um dia para o outro, virando as metades do lombo.
  4. Dica: É importante que o lombo fique de molho em água para que fique macio e bem saboroso.
  5. Após o tempo previsto, retire os quadris da geladeira, polvilhe com sal e reserve por 10 a 20 minutos para atingir a temperatura. Em seguida, aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e frite o lombo até dourar de todos os lados.
  6. Dica: O processo de dourar o lombo de todos os lados é chamado de refogado e é essencial para preservar o suco do lombo.
  7. Retire o lombo da assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos. Na panela onde o lombo está dourado, adicione a calda de abacaxi cozida e acrescente 2 colheres de sopa de mel. Deixe descansar por 10 a 15 minutos ou até que o molho de abacaxi tenha reduzido.
  8. Dica: Não é necessário embrulhar o lombo em papel alumínio ao assar no forno. Enquanto isso, aqueça o abacaxi reservado. Adicione a manteiga restante e o mel e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até engrossar e começar a dourar.
  9. Quando o molho de abacaxi secar, passe por uma peneira. Retire o lombo do forno, regue com o molho e retorne ao forno por mais 15 a 30 minutos.
  10. Enquanto o lombo assa, ligue o forno de vez em quando (por exemplo a cada 10 minutos) e despeje o molho sobre a assadeira para que a carne caramelize e não resseque. O tempo para assar o lombo depende do seu tamanho, para uma peça de 1,5 kg recomendamos assar no forno por 1 hora.
  11. Quando o lombo com abacaxi estiver pronto, retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar (a água vai assentar e deixar a carne mais suculenta). Sirva com abacaxi caramelizado e está pronto para agradar a todos. Desfrute de sua refeição!

Lembrando que você também pode conferir nossas receitas através da nossa página no Facebook Tem Receitinhas ou pelo nosso Instagram.

E te convidamos para participar de um dos nossos grupos de receitas no WhatsApp no qual também postamos receitas todos os dias, e vale lembrar também que as vagas são limitadas então não perca tempo, para entrar basta clicar aqui

Continua após a publicidade

Deixe um comentário