Caldo chica doida e Caldo de mandioquinha

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Chica doida é um prato típico de Goiás, improvisado há mais de 50 anos. É um pamonha de milho recheado com queijo, berinjela, linguiça, pimentão e outros ingredientes e assado no forno. A receita de ‘chica doida’ recebe esse nome porque a criadora Dona Petronília de Quirinópolis criou essa pamonha com sabor bem picante.

Continua após a publicidade

Nesta receita que abordaremos, você saberá como fazer um caldo inspirado na Chica Doida com milho verde, frango, bacon, calabresa, pimentão e outros temperos que vão deixar esse caldo perfeito Aquece nos dias frios!

Gostaria de preparar esta deliciosa receita com um sabor especial de milho em casa? Então vá em frente e explore as fotos do passo a passo do caldo chica doida no Receitas da Dona!

Ingredientes para fazer Caldo chica doida:

  • 1 colher de azeite
  • 1 espiga de milho cozida
  • 5 espigas de milho verde cru
  • 250g de peito de frango
  • 150g de linguiça calabresa
  • 150g de bacon
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 1 malagueta ou pimenta caiena
  • 150 g de queijo parboilizado ou coalho ralado
  • cheiro verde (gosto)
  • sal, pimenta preta e açafrão (a gosto)
  • 500ml de água para bater o milho
  • 600ml de água para adicionar ao caldo

Como fazer Caldo chica doida:

Comece a receita separando todos os ingredientes para facilitar o processo. Pique a cebola e o alho e pique o peito de frango, o pepperoni e o bacon. Usamos milho verde e os grãos ficaram macios e suculentos, deixando o caldo muito saboroso e rico.

Dica: Se quiser um caldo mais picante, não retire as sementes da pimenta.

Em um liquidificador, bata os grãos em 5 espigas de milho com 500 ml de água filtrada.

Após esse processo, coe o caldo para retirar as tortilhas, que você pode guardar para bolinhos fritos ou até tortilhas – confira nossas receitas de tortilhas!

Dica: Não usaremos bagaço de milho nesta receita porque é um caldo, mas não é descartado na receita original da chica doida.

Em uma frigideira média, refogue o bacon e a calabresa com a cebola picada no azeite até dourar levemente. Em seguida, adicione o alho e a pimenta e mexa rapidamente.

Tempere com sal, pimenta preta e açafrão e adicione os peitos de frango em cubos.

Depois que o frango é refogado até mudar de cor, os grãos de milho cozidos são adicionados para dar ao caldo um sabor bem terroso.

Por fim, acrescente o caldo de milho coado, metade do cheiro verde e misture tudo. Reduza o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela, pois o amido de milho vai engrossar.

Aos poucos, acrescente água à medida que sentir que o caldo está muito espesso e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo sempre. Se necessário, ajuste os temperos a gosto.

DICA: Eu adiciono cerca de 600ml de água filtrada ao caldo quando cozinho, mas depende da espessura que você prefere um caldo mais ou menos cremoso.

Seu Caldo Cremoso do Chico Maluco está pronto para toda a família aproveitar! Decore com mais aromas verdes na hora de servir!

Experimente servir este caldo com queijo parboilizado ralado ou outro queijo de sua preferência e ficará uma delícia! Esperamos que você goste da nossa receita de Caldo de Chica Maluca com Bacon, Calabresa e Frango.

      Caldo de mandioquinha com carne seca

Essa receita deliciosa tem poucos ingredientes, é fácil de fazer e muito versátil – com a tapioca você pode criar e despejar caldo no que tiver na geladeira. Não é à toa que aqui adoramos carne seca e a utilizamos para trazer mais sabor ao preparo de diversos pratos. Se este também é o seu caso ou se quer experimentar uma nova receita com mandioca, esta receita é para si!

Confira o passo a passo completo com fotos desse caldo divino no Receitas da Dona!

Ingredientes:

  • 150 gramas de mandioca
  • 100 gramas de carne seca
  • ½ rodelas de cebola
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 200 ml de água
  • Sal
  • Pimenta

Modo de Preparo:

Componentes separados. Esta forma de cozinhar a sopa de mandioca com carne seca dá porções suficientes para cada pessoa, se quiser cozinhar para mais pessoas é só dobrar a receita.

Comecemos pela carne seca, a única parte que precisa de ser preparada se for sem sal. Corte cubos e mergulhe no gelo por 12 horas (troque a água pelo menos 3 vezes durante esse tempo).

Depois, Adicione na panela de pressão com água suficiente para cobrir todos os pedaços. Cozinhe por trinta minutos quando pegar pressão.

E agora vamos preparar a base de mandioca. A tapioca é lavada, descascada e cortada em pequenos quadrados para um cozimento rápido.

Em seguida, corte os alhos e a cebola e regue com duas colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal.

Adicione os pedaços de mandioca e cozinhe por 3 minutos.

Em seguida, despeje a água, tampe a panela e cozinhe até a mandioca ficar macia. Se necessário, adicione mais água.

Espere a mandioca esfriar um pouco, coloque no liquidificador e bata até virar um caldo homogêneo. Salvar.

De volta à carne seca: espere a pressão sair, abra a tampa para verificar se a carne está macia. Pegue a carne seca picada e coloque em uma panela (a panela que usamos para cozinhar o caldo, por que tantos pratos?) com uma colher de sopa de azeite e frite por cerca de 2 minutos.

Despeje o caldo de mandioca e cozinhe em fogo médio por 3 minutos, para dar mais sabor. Se necessário, ajuste o sal.

Sabe aquele tipo de fórmula que parece nos abraçar? Esta é a sopa de mandioca com carne seca, fácil de preparar e muito saborosa. Prepare-o em casa e diga-nos o que achou desta receita de caldo nos comentários.

Desfrute de sua refeição!

Você também pode conferir nossas receitas através da nossa página no Facebook Receitas da Dona

E participar do nosso grupo no WhatsApp acompanhe a gente e veja essa e outras receitas deliciosas!

Continua após a publicidade

Deixe um comentário